Como as placas de sinalização auxiliam durante a rotina dos condomínios

Para conseguir atrair a atenção e ainda comunicar de forma rápida, para que sejam informadas quais as condutas que precisam ser seguidas nas áreas comuns dos condomínios, as placas de sinalização precisam ser bem objetivas com informações claras e inteligentes.

Como o síndico precisa exercer diversas funções dentro de um condomínio. E além de defender os interesses dos condôminos, de fazer uma boa administração, também precisa garantir a segurança dos moradores.

E quando o assunto é esse, é mais que normal se pensar em itens como sistemas de segurança eletrônicos, iluminação, cerca elétrica, barreiras físicas, entre outros.

Dessa forma, em grande parte dos condomínios, os cuidados com a sinalização de segurança acabam passando despercebidos, e ela é extremamente importante, além de ser obrigatória, obedecendo as normas estabelecidas pela legislação. Mas é essencial que todos entendam o porque a comunicação através das placas auxiliam na rotina por completo do condomínio.

É normal a negligência quanto a importância da comunicação por meio das placas, principalmente porque as placas de sinalização de segurança acabam sendo indispensáveis para a conquista do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), responsável por assegurar a estabilidade e a segurança dos locais de risco nos casos de incêndio em um condomínio.

Sendo assim, a comunicação através das placas possuem o objetivo de ter destaque e chamar atenção, de forma clara e rápida, para possíveis situações de riscos.

As placas costumam ter comunicados de alertas, proibições, como também dar orientações sobre quais são as rotas de fuga, e sinalizar quais os equipamentos devem ser utilizados no combate de um incêndio.

FIXAÇÃO DAS PLACAS 

Por mais que pareça simples, a fixação das placas de sinalização de segurança nos condomínios precisam de atenção e um bom planejamento.

É porque são muitos tipos de sinalização, com diversos objetivos. Como por exemplo, algumas placas precisam ter efeito fotoluminescente, já outras não precisam.

Outros fatores que influenciam na fixação das placas são os locais de instalação, o tamanho das placas, para que possam ser vistas a uma distância mínima. Percebe-se que existem muitas variáveis para que consiga criar um planejamento adequado e seguro o suficiente.

Muitos especialistas concordam em destacar que um simples ato como a colocação de placas de sinalização transmite cuidado e respeito com relação a vida de quem vive no condomínio.

É importante ressaltar que, nos casos da falta desse cuidado com a segurança dos moradores, o síndico pode sofrer sérias consequências, como ter que responder criminalmente na Justiça por possíveis falhas, e principalmente pelas omissões. Por isso, se você é síndico, explore bem essas placas de sinalização, para que não tenha nenhum problema durante a sua gestão!

Tohea Ranzetti – Síndico Legal

Fonte: Como as placas de sinalização auxiliam durante a rotina dos condomínios – Síndico Legal (sindicolegal.com)

Compartilhar

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.